quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Recall de aviões

Após acompanhar a cobertura jornalística dos últimos acidentes aéreos ocorridos no Brasil e ao redor do mundo, não consigo deixar de sentir aquele friozinho no estômago toda vez que passo por alguma turbulência quando viajo de avião. E sempre que vejo uma notícia relacionada a problemas com aeronaves, paro para ler. Então, sem querer assustar os colegas viajantes, mas sim porque me sinto no dever de informar, aproveito para repassar uma notícia que vi no "O Estado de S. Paulo" esta semana.

Segundo o jornal, a Administração da Aviação Federal (FAA, na sigla em inglês), órgão que regulamenta a aviação nos Estados Unidos, a substituição de um software de controle eletrônico de motor em mais de 250 jatos da empresa brasileira Embraer. O problema foi detectado no ano passado, após incidentes ocorridos durante voos de seis aviões 170 (com capacidade para 70 passageiros). Os motores das aeronaves, produzidos pela americana General Electric (GE), perderam propulsão ou passaram a não responder aos comandos dos pilotos. De acordo com a Embraer, o defeito já foi solucionado.

Este é o segundo problema em jatos da Embraer anunciado pela FAA em quatro meses. Em agosto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a FAA determinaram reparos nos aviões da família 170 e 190 (com capacidade para 100 passageiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário